Esta aula foi maravilhosa a qual apliquei na turma da minha amiga professora Leninha e hoje venho divulgar aqui.
As crianças gostaram muito, pois fala de um tema que eles todos sabem falar. Foi na turma do 2º ano.
Iniciei a aula pedindo para que cada um contasse sobre sua casa. Depois pedi que ouvissem a história do livro de Ziraldo Cada um Mora Onde Pode, então eu li para eles que foi um sucesso.
Depois comentamos sobre o livro e as imagens, a seguir fomos trabalhar com o poema de Elias José, A casa e seu dono.
As crianças leram o poema, depois lemos juntos, refletimos e então foram completar uma atividade sequencial a este poema.
Eles também receberam atividades que eu tirei da internet sobre os tipos de moradias.
Para findar a aula fomos para o pátio e então eu contei para eles a história do Lobo e dos Três porquinhos, enfatizando as moradias. Fiz com fantoches em palitos, eles amaram.
Preparei um slide em power point do livro digitalizado "A casa feia" , mas não deu tempo.
Aconselho que tema como este pode ser trabalhado durante a semana toda.
Segue as imagens as atividades, informações e o plano de aula. Esta atividade eu coloquei na minha pasta do Proletramento.
PLANO DE AULA | |
Nome da Instituição: E.E.E.F. JULIETA VILELA VELOZO
|
Nome do curso: PRÓ - LETRAMENTO
PROFESSORA FORMADORA: GILDA
|
Disciplina: Língua Portuguesa, História e geografia
|
Professora: Érica Jaqueline Pizapio Teixeira
|
TURMA: 2º Ano
|
Ano/ letivo/semestre: 2012 – 2º Semestre
|
1. Tema:
Tipos de Moradias
|
|
2. Data: 30/05/2012
|
3. Horário: das 13:00 às 17:15 min.
|
4. Objetivos
·
Identificar os tipos de moradias
existentes no nosso planeta;
·
Demonstrar as moradias através do
diálogo, dos desenhos e das produções;
·
Ler e interpretar o poema “A casa
e seu dono”;
·
Refletir o livro “Cada um mora
onde pode” de Ziraldo;
·
Ilustrar as moradias em que vivem;
|
|
5. Conteúdo
·
Leitura,
·
Reflexão,
·
Produção.
|
|
6. Metodologia:
·
Iniciar
a aula falando do tema moradia, conversar com os alunos sobre as casas em que
eles vivem, como é, se gostam delas e logo perguntar sobre os tipos de casas
que temos em nossa realidade e no mundo de maneira geral;
·
Depois
será lido o livro cada um mora onde pode de Ziraldo e a medida que será lido
ir explorando as falas do bichinho da maçã, as imagens e os lugares que
aparecem no livro;
·
Em
seguida entregar o texto poético – a casa e seu dono de Elias José – pedir
que leiam em silencio e em seguida ler juntos e logo refletir sobre as
moradias de cada animalzinho que aparece na poesia;
·
Entregar
para cada aluno uma atividade referente ao texto poético “A casa e seu dono”
e pedir que completem;
·
Apresentar
para os alunos a história dos três porquinhos com palitoches explorando as
moradias de cada porquinho;
·
Em
sala de aula, refletir a história dos três porquinhos;
·
Como
tarefa de casa cada aluno irá ilustrar sua casa do jeito como souber;
|
|
7. Avaliação/monitoramento da aprendizagem
Na análise dos conhecimentos prévios dos alunos durante
as leituras,
Na interpretação, nas atividades escritas e ilustradas;
|
|
8 – Atividade Extra classe – ilustrar individual a casa onde mora.
|
|
9. Material de Apoio
Livro,
caderno, lápis, Quadro, pincel, palitoches, lápis de cor, câmera digital
|
|
10 – Referencias:
|
|
ESTE LIVRO PODE MONTAR O SLIDE
Este é o Poema de Elias José -
POESIA A CASA E SEU DONO Elias José
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI
AGORA UTILIZE DESENHOS PARA
SUBSTITUIR AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
A CASA E
SEU DONO
Elias José
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O
QUEM MORA NELA É O
ESSA CASA
É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O
QUEM MORA NELA É O
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A
QUEM MORA NELA É A
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A
QUEM MORA NELA É A
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O
QUEM MORA NELA É O
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE
ESTA EU CRIEI - OS ALUNOS FIZERAM COM FACILIDADE.
OBSERVE AS PALVRAS A BAIXO E COLOQUE CADA
UMA DELAS NO LUGAR ONDE AS RIMAS COMBINAM:
Gabriela - Tucano - Sereia
Vovó - Coelha
UMA DELAS NO LUGAR ONDE AS RIMAS COMBINAM:
Gabriela - Tucano - Sereia
Vovó - Coelha
ESSA CASA É DE PANO
QUEM MORA NELA É O _____
ESTA CASA É AMARELA
QUEM MORA NELA É A ________
ESTA CASA É VERMELHA
QUEM MORA NELA É A _________
ESTA CASA É FEIA
QUEM MORA NELA É A _____
ESTA CASA É DE CIPÓ
QUEM MORA NELA É A ________
Como fazer os fantoches:
copiem estas imagens e imprimam. Colem em papel grosso, tipo cartão, recorte envolta e cole nos palitos. Foi assim que eu fiz. Rápido e fez sucesso.
Também do mesmo álbum achei este outro livrinho que dá bem certo com o assunto: "Quero casa com Janela"
E POR FIM EU CONTANDO HISTÓRIA
E POR FIM EU CONTANDO HISTÓRIA
E OUTROS RESULTADOS DA AULA!!!
EU AMEI!!!
Momento da leitrua
Os alunos fazendo as atividades
No pátio contando a história
Olá querida!
ResponderExcluirAdoreiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!
Seu Blog é maravilhoso.
Sabemos que ser educador é um sacerdócio,e isto é para poucos.
PARABÉNS E Obrigada!!!