Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Projeto Portinari: Produção com Diversão!!!



É um projeto maravilhoso que desenvolvi com minha turma do 2º ano do ensino fundamental, com o propósito em transformar o comportamento agressivo na relação de convivência entre meus alunos uns com os outros e durante as aulas estava dificultando trabalhar, algo que estava prejudicando  a construção da leitura e da escrita.
O projeto foi repleto de uma sequencia didática desenvolvida no lúdico, embasada pelas pinturas de Portinari que retratam brincadeiras e brinquedos da infância do pintor. 

Aconteceu assim:

- O primeiro contato dos alunos com projeto, foi realizado com chamadinhas num muralzinho exposto na sala de aula, onde toda semana anunciava para eles que algo muito legal e interessante estava para acontecer sobre um artista muito especial chamado Cândido Portinari;

- Dias depois ( no mês de junho) apresentei para os alunos da minha turma e para toda a equipe pedagógica e de apoio, o projeto com slides e uma exposição das pranchas trazidas pelo Bauzinho do Pintor da Petrobrás. Criei um cenário encantador, falando do pintor e de sua vida, das brincadeiras e dos brinquedos que ele gostava quando era criança e que ele estaria presentes em nossas aulas até o final do ano. Naquele dia vi os olhos dos meus alunos brilharem e percebi um grande contentamento estampado nos rostos de cada um, o silêncio reinava, conforme eu ia contando sobre Portinari...


Este é o Bauzinho que ganhei da Petrobrás


- Então, quinzenal, eu trazia uma obra de Portinari retratando uma brincadeira para a sala de aula e ali explorava com eles a imagem, as características da brincadeira ou do brinquedo demonstrado pelo artista;

- Logos após a socialização da obra do pintor, juntos, reproduzíamos aquela imagem de maneira prática, ou seja, brincando. Anteriormente eu já havia planejado o que fazer, onde brincar, ou se íamos construir o brinquedo retratado pelo pintor. Quando era atividade de construção de brinquedos, os materiais eram pedidos para eles com antecedência, por exemplo, cabo de vassoura, garrafa peti e assim por diante. 

- Quando íamos praticar a brincadeira no pátio, eu já havia observado e comunicado á escola onde realizar a brincadeira. Geralmente utilizávamos o pátio coberto entre as salas de aula, um gramado pequeno atrás da escola e a quadra de terra, pois a escola é muito precária em espaço físico, a maior parte do terreno é  acidentado. Também aproveitamos as gangorras que a escola tem e do estádio de futebol que fica perto da escola para soltar pipas.

-  As obras do pintor onde retratavam sua infância, brinquedos e brincadeiras  utilizadas nas aulas foram as seguintes:  Papa-vento, Pulando carniça, Cambalhotas, Meninos na gangorra, Plantando bananeira, Menino com diabolô, Crianças brincando, Menino soltando pipa, Menino com pião, Retrato de João Candido Portinari, Denise com boneca, entre outras... 

- E quinzenalmente realizávamos a brincadeira. Foi significativo e divertido,  pois soltamos pipas, jogamos pião, pulamos amarelinha e carniça, viramos cambalhotas, brincamos de gangorra, jogamos bolitas, andamos de cavalo de cabo de vassoura, corremos de cata vento pelo pátio, improvisamos um vai e vem de garrafa peti substituindo o diabolô...

- Após cada brincadeira realizada na prática, voltávamos para a sala de aula e construíamos juntos um texto instrucional sobre a brincadeira praticada ou sobre o brinquedo construído. Eles iam ditando e eu ia escrevendo na lousa, também eu ia indagando e questionando - os o tempo inteiro sobre as palavras utilizadas no texto, conforme eles falavam cada sílaba a ser utilizada na escrita. Essa atividade firmou e desenvolveu noções de escrita e de leitura na turma, onde cada um podia falar como se escrevia as palavras corretamente, além da noção de como se constrói um texto e da utilização de pontuação. 

O objetivo aqui era que eles percebessem que escrever não é difícil e nem ruim. Escrevendo de maneira coletiva, percebi que para eles era mais fácil e significativo, até porque já haviam brincado juntos e eles precisavam de socialização em todos os momentos, inclusive na escrita, além de estarem sentados em grupos. Essa aula tinha uma duração de quatro horas seguidas cada vez que acontecia e os alunos foram pegando o jeito das aulas e esperando as sequencias didáticas com animação;

- Após os textos produzidos, realizávamos a leitura juntos e percebíamos como o texto ficou bacana. Então eu recolhia e guardava em uma pasta para entregar aos pais posteriormente ou expor no final do ano no pátio, algo que eu não realizei - mas que na verdade eu os guardei comigo.

- Outro grande objetivo, era melhorar a convivência através da arte e Portinari, contribuiu significativamente para isso!


- Outra ação do projeto que acontecia semanalmente, era os meninos e as meninas brincarem livremente com bonecas e carrinhos em sala de aula - representando a "Denise" - neta de Portinari - assim eles criavam seus espaços, era uma bagunça muito boa e ali passaram a dividir brinquedos e uma forte união, sem brigas, começou a nascer na turma... Esses brinquedos faziam parte do projeto em duas caixas enormes que ficavam na sala de aula, onde eu fiz uma campanha entre amigos, sobre o projeto e ganhei muitos brinquedos usados para esse fim;

- Durante a semana era realizado trechos de leitura de livros, os citados anteriormente, pra os alunos, referente ao pintor, suas obras e sua infância. Também contava histórias da vida de Portinari, como exemplo e suporte o livro "Portinari, Menino de Brodósqui" e poemas de Portinari, exemplo o poema "menino e o povoado.

- A escola sempre foi a minha colaboradora. A direção me ajudou sempre que solicitei ajuda. A orientadora Catarina e as servidoras Janete e Ludimila e o professor Donizete, estiveram ao meu lado na sala de aula, ajudando a construir com as crianças vários brinquedos. Os vigilantes contribuíram também: um pintou amarelinhas no pátio, o outro cortou e selecionou galhos de goiabeiras para a construção dos cata ventos. Quando fui ao estádio com a turminha para soltarmos as pipas, uma equipe foi ao meu lado acompanhando e ajudando a conduzir esses alunos.

Comprometi em levar esse projeto até o final do ano letivo, com o objetivo de ajudar meus alunos a aprenderem a conviver harmoniosamente; Planejava diariamente procurando ajudar aqueles que mais precisavam do meu apoio. Não pensei jamais, que algo fosse dar errado, não me limitei em pedir ajudar ou comprar o que fosse preciso para que o projeto viesse a ter o sucesso esperado...

Depois postarei outros resultado das atividades e do projeto!
Vejamos algumas imagens da realização das atividades: Primeiro era a exploração da obra do pintor, depois a realização da brincadeira e por final vinha a produção de texto. Há outras brincadeiras realizadas, depois poderei postar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...