É um projeto maravilhoso que desenvolvi com minha turma do 2º
ano do ensino fundamental, com o propósito em transformar o comportamento
agressivo na relação de convivência entre meus alunos uns com os outros e
durante as aulas estava dificultando trabalhar, algo que estava prejudicando a construção
da leitura e da escrita.
Aconteceu assim:
-
O primeiro contato dos alunos com projeto, foi realizado com chamadinhas num
muralzinho exposto na sala de aula, onde toda semana anunciava para eles que
algo muito legal e interessante estava para acontecer sobre um artista muito especial
chamado Cândido Portinari;
-
Dias depois ( no mês de junho) apresentei para os alunos da minha turma e para
toda a equipe pedagógica e de apoio, o projeto com slides e uma exposição das pranchas
trazidas pelo Bauzinho do Pintor da Petrobrás. Criei um cenário encantador,
falando do pintor e de sua vida, das brincadeiras e dos brinquedos que ele
gostava quando era criança e que ele estaria presentes em nossas aulas até o
final do ano. Naquele dia vi os olhos dos meus alunos brilharem e percebi um
grande contentamento estampado nos rostos de cada um, o silêncio reinava,
conforme eu ia contando sobre Portinari...
Este é o Bauzinho que ganhei da Petrobrás
- Então,
quinzenal, eu trazia uma obra de Portinari retratando uma brincadeira para a
sala de aula e ali explorava com eles a imagem, as características da
brincadeira ou do brinquedo demonstrado pelo artista;
-
Logos após a socialização da obra do pintor, juntos, reproduzíamos aquela
imagem de maneira prática, ou seja, brincando. Anteriormente eu já havia
planejado o que fazer, onde brincar, ou se íamos construir o brinquedo
retratado pelo pintor. Quando era atividade de construção de brinquedos, os
materiais eram pedidos para eles com antecedência, por exemplo, cabo de
vassoura, garrafa peti e assim por diante.
- Quando íamos praticar a brincadeira
no pátio, eu já havia observado e comunicado á escola onde realizar a
brincadeira. Geralmente utilizávamos o pátio coberto entre as salas de aula, um
gramado pequeno atrás da escola e a quadra de terra, pois a escola é muito
precária em espaço físico, a maior parte do terreno é acidentado. Também aproveitamos as gangorras que
a escola tem e do estádio de futebol que fica perto da escola para soltar pipas.
- As obras do pintor onde retratavam sua infância,
brinquedos e brincadeiras utilizadas nas
aulas foram as seguintes: Papa-vento,
Pulando carniça, Cambalhotas, Meninos na gangorra, Plantando bananeira, Menino
com diabolô, Crianças brincando, Menino soltando pipa, Menino com pião, Retrato
de João Candido Portinari, Denise com boneca, entre outras...
- E quinzenalmente
realizávamos a brincadeira. Foi significativo e divertido, pois soltamos pipas, jogamos pião, pulamos
amarelinha e carniça, viramos cambalhotas, brincamos de gangorra, jogamos bolitas,
andamos de cavalo de cabo de vassoura, corremos de cata vento pelo pátio,
improvisamos um vai e vem de garrafa peti substituindo o diabolô...
-
Após cada brincadeira realizada na prática, voltávamos para a sala de aula e construíamos
juntos um texto instrucional sobre a brincadeira praticada ou sobre o brinquedo
construído. Eles iam ditando e eu ia escrevendo na lousa, também eu ia
indagando e questionando - os o tempo inteiro sobre as palavras utilizadas no
texto, conforme eles falavam cada sílaba a ser utilizada na escrita. Essa
atividade firmou e desenvolveu noções de escrita e de leitura na turma, onde
cada um podia falar como se escrevia as palavras corretamente, além da noção de
como se constrói um texto e da utilização de pontuação.
O objetivo aqui era que
eles percebessem que escrever não é difícil e nem ruim. Escrevendo de maneira
coletiva, percebi que para eles era mais fácil e significativo, até porque já
haviam brincado juntos e eles precisavam de socialização em todos os momentos,
inclusive na escrita, além de estarem sentados em grupos. Essa aula tinha uma
duração de quatro horas seguidas cada vez que acontecia e os alunos foram
pegando o jeito das aulas e esperando as sequencias didáticas com animação;
-
Após os textos produzidos, realizávamos a leitura juntos e percebíamos como o
texto ficou bacana. Então eu recolhia e guardava em uma pasta para entregar aos
pais posteriormente ou expor no final do ano no pátio, algo que eu não realizei
- mas que na verdade eu os guardei comigo.
- Outro grande objetivo, era melhorar a convivência através da arte e Portinari, contribuiu significativamente para isso!
-
Outra ação do projeto que acontecia semanalmente, era os meninos e as meninas
brincarem livremente com bonecas e carrinhos em sala de aula - representando a
"Denise" - neta de Portinari - assim eles criavam seus espaços, era
uma bagunça muito boa e ali passaram a dividir brinquedos e uma forte união,
sem brigas, começou a nascer na turma... Esses brinquedos faziam parte do
projeto em duas caixas enormes que ficavam na sala de aula, onde eu fiz uma
campanha entre amigos, sobre o projeto e ganhei muitos brinquedos usados para
esse fim;
-
Durante a semana era realizado trechos de leitura de livros, os citados
anteriormente, pra os alunos, referente ao pintor, suas obras e sua infância.
Também contava histórias da vida de Portinari, como exemplo e suporte o livro "Portinari, Menino de Brodósqui" e poemas de Portinari, exemplo o poema "menino e o povoado.
- A
escola sempre foi a minha colaboradora. A direção me ajudou sempre que
solicitei ajuda. A orientadora Catarina e as servidoras Janete e Ludimila e o
professor Donizete, estiveram ao meu lado na sala de aula, ajudando a construir
com as crianças vários brinquedos. Os vigilantes contribuíram também: um pintou
amarelinhas no pátio, o outro cortou e selecionou galhos de goiabeiras para a
construção dos cata ventos. Quando fui ao estádio com a turminha para soltarmos
as pipas, uma equipe foi ao meu lado acompanhando e ajudando a conduzir esses
alunos.
Comprometi em levar esse projeto até o
final do ano letivo, com o objetivo de ajudar meus alunos a aprenderem a
conviver harmoniosamente; Planejava diariamente procurando ajudar aqueles que
mais precisavam do meu apoio. Não pensei jamais, que algo fosse dar errado, não
me limitei em pedir ajudar ou comprar o que fosse preciso para que o projeto
viesse a ter o sucesso esperado...
Depois postarei outros resultado das atividades e do projeto!
Vejamos algumas imagens da realização das atividades: Primeiro era a exploração da obra do pintor, depois a realização da brincadeira e por final vinha a produção de texto. Há outras brincadeiras realizadas, depois poderei postar.
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