Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dia dos Pais na Escola



Hábitos Amigos

Lembretes importantes:
· Incentive a amizade;
· Confie em seus filhos;
· Compreenda a timidez;
· Valorize os relacionamentos

Sugestão de Projeto para a Semana do Dia dos Pais

Muitas vezes lembramos o Dia das Mães e acabamos deixando meio em branco o Dia dos Pais.
Uma ótima sugestão é preparar com sua turma lembrencinhas para todos os dias da semana para ser entregue para o papai uma por dia.
Pedir que escondam a lembrancinha em lugares diferentes em suas casas e brinquem com o papai de "tá quente e tá frio".
Preparar um projeto que leve os pais na escola para brincar com os filhos incluindo;
  • Jogos competindo com outros pais;
  • jogos com o próprio filho;
  • fazer paródia e cantar para o pai e vice e versa;
  • pedir que o pai faça uma pintura ou confeccione um brinquedo e ofereça para o filho;
  • pedir que a mãe com o filho faça a receita que o pai mais gosta e leve de surpresa no dia da comemoração;
  • fazer um desfile onde o filho desfila com a roupa do pai.Há muitas idéias então não deixem passar sem comemorar, pois eles irão se sentir valorizados.
  • Outra idéia maravilhosa, eu achei em uma coleção de livros, que é o texto abaixo. Então que tal fazer você mesma em sua sala uma reunião para os pais, palestrando sobre o resgate e a valorização de sentimentos nobres como estão expostos a seguir?!

Ame seus filhos: sem condições: pois assim compreenderão que o valor do ser humano está em sua assência, e não na sua aparência. Esse amor será a base para que se construam suas próprias relações, para que edifiquem amizades saudáveis e construtivas. Você não poderá impor os amigos a seus filhos, mas deverá ensinar-lhes que podem escolher. Essa segurança lhe permitirá tomar decisões em consonância com eles mesmos, e não por pressão dos outros. Cada um escolhe seus relacionamentos, e ainda é um mistério a razão pela qual às vezes uns vingam e outros não.

Incentive a amizade: você pode ajudar os filhos a conservar amigos e conhecer outros. Convide as crianças as crianças a brincar com eles em casa e deixe-os sozinhos, não os controle o tempo todo, assim, se sentirão livres. Se discutirem, permita que resolvam suas diferenças. Em todas as épocas da vida, abra as portas de sua casa para os amigos dos seus filhos, faça-os saber que são bem-vindos e que ali sempre encontrarão um lugar seguro e acolhedor onde se reunir. É muito melhor conhecer os amigos dos filhos, falar com eles, compartilhar atividades. Mesmo que não seja do seu total agrado, é melhor saber com quem estão e deixar aberta a oportunidade de conhecer mais os filhos, pois cada relação pode permitir aos pais descobrir alguma faceta que talvez eles não mostrem em casa.


Compreenda a timidez: Se seus filhos são um pouco tímidos, não se preocupe, encare esse fato como uma oportunidade para que aprendam a se superar. Se conseguirem vencer a timidez vencer a timidez para estabelecer relações com os outros, enfrentarão seus medos e melhorarão sua auto-estima. Motive a socialização mas não se imponha. Vá pouco a pouco, sem superproteger os filhos, também não deve sentir dó deles. Enfrentar os medos pessoais é uma tarefa própria de crescimento que não pode ser delegada. As pessoas muito tímidas às vezes são um pouco inseguras ou não sabem como expressar sentimentos e idéias. Converse com os filhos, perguntem o que sentem e pensam e não os julguem. Assim aprenderão a falar de si mesmos com segurança.

Fonte: Educar e Aprender - Guia prático para crescer em família, vol. 03, editora Amereida S.A. 2007.























Essas sugestões acima são do blog deste endereço aí. Lé vocês podem encontrar muito mais, eu adoro esse blog, visitem!
http://cantinhoalternativo.blogspot.com/2008/07/dia-dos-pais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...