Como falei vai a sugestão do projeto trabalhado por mim na semana passada com os alunos do 3º ano da professora Sandra Costa, minha amada comadre!
1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1 - Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro
1.2 - Titulo: “Conhecendo a identidade de maneira interativa”
1.3 - Área temática:
Educação
1.4 - Professora Coordenadora do Projeto:
Érica Jaqueline Pizapio Teixeira
1.5 – Professora Regente da Turma:
Sandra Liotério Costa
1.6 - Público Alvo:
Alunos do 3º ano do período vespertino
1.7 - Período:
De 27 a 31 de julho de 2009
1.8 – Local de desenvolvimento do projeto:
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro
2 . FINALIDADE: trabalhar a identidade pessoal de maneira que todos os alunos se auto conheçam e conheçam também a história de vida de seus colegas de classe
3. APRESENTAÇÃO
A Necessidade de cada individuo se auto conhecer e ao mesmo tempo conhecer o outro com que convive no seu cotidiano é fundamental, até porque vivemos hoje num período de tantas mudanças e tantas tecnologias que muitas vezes passa despercebida a identidade humana dos nossos alunos e até mesmo a nossa como educadores. De que família viemos, onde nascemos, quem foram nossos avós, nosso antepassado, o lugar que moramos já paramos para observar? Enfim são muitas questões que poderemos estar conhecendo, apresentando e descobrindo de maneira prazerosa e divertida, aprendendo com o outro e ensinando ao mesmo tempo, isso é necessário.
4. JUSTIFICATIVA
A escola tem errado muito quando busca centrar o seu trabalho em questões distantes da realidade e da convivência do aluno o qual faz parte do seu contexto e está ali diariamente construindo conhecimentos e ao mesmo tempo repassnado sua identidade para o grupo em que está inserido. Vemos que muitas escolas ainda voltam para questões culturais, históricas e artisticas, pois é necessario um trabalho dessa naturaza. Portanto trabalhar a identidade de cada criança buscando criar um clima socializador e interativo com as experiências pessoais de cada um, é tarefa imprescindivel e necessária para uma aprendizagem mais significativa e feliz. Como podemos ver no PCN de Pluralidade Cultural e orientação sexual, onde diz que:
Para o aluno, importa ter segurança da aceitação de suas caracteristicas, ter disponivel a abertura para que possa dar-se a conhecer naquelas que sejam experiencias particulares suas ou do grupo a que se vincule e receber incentivo para partilhar com seus colegas a vivencia que tenha fora do mundo da escola, mas que possa ali ser referida, como contribuição sua ao processo de aprendizagem. Resumindo, trata-se de oferecer à criança. E construir junto com ela, um ambiente de respeito, pela aceitação; de interesse, pelo apoio à sua expressão; de valorização, pela incorporação das contribuições que venha a trazer.
Portanto, fica claro como a escola pode ajudar o aluno a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimento adquiridos.
Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos alunos a oportunidade de se expressar e relatar suas experiencias de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem, centrado em textos para leritura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.
5. OBJETIVOS:
5.1 Objetivo geral:8Proporcionar momentos de encontros e descobertas com a identidade pessoal de cada aluno por meio de atividades interessantes que os levem a pesquisas, criações, produções e leituras de textos referentes ao assunto trabalhando de maneira interativa e prazerosa.
5.2 Objetivos específicos:
Trabalhar os nomes de aluno de forma interativa em ordem alfabética;
Desenvolver pesquisa com a família, sobre o significado do nome entre outros questionamentos referentes à identidade pessoal;
Realizar entrevista com eles referente aos seus gostos, sonhos e interesses;
Socializar no grupo os questionários e entrevistas referentes à vida de cada um;
Interpretar os dados da certidão de nascimento de maneira individual;
Ler e refletir vários textos que falam sobre a escolha do nome, sobre a identidade pessoal e sobre questões familiares;
Utilizar a linguagem poéticas de alguns textos para ilustração e como inspiração para a criação dos próprios textos;
Socializar os textos e as ilustrações criadas pelos alunos para todos, de maneira motivadora por meio do projetor multimídia;
Coletar as informações pessoais em forma de tabelas, trabalhando a linguagem matemática;
Produzir um acróstico;
Produzir um texto individual sobre a pessoa de cada um;
Desenhar seu auto-retrato.
6. METODOLOGIA
1º Dia-Apresentação!· Cada aluno escreve seu nome num papel sulfite e se apresenta falando o que sabe sobre seu nome. Em seguida juntos colocar num só cartaz o nome de todos da sala em ordem alfabética;
· Refletir o texto “Nome da gente” de Pedro Bandeira;
· Entregar como tarefa de casa, uma entrevista com seus familiares sobre o porque de ter escolhido o nome que cada um tem, se gostam do nome, etc.
2º dia-Roda de Conversa!
· Cada aluno apresenta na sala a tarefa do dia anterior, mostrando o porquê do seu nome, significado, se gostam etc.
· Todos os alunos trabalharão com o xérox da certidão de nascimento, cada um com a sua, onde interpretarão as informações da mesma e responderão um questionário com perguntas objetivas que deverão ser retiradas deste documento;
· Em seguida construir um cartaz conjunto com as seguintes informações: o Estado em que nasceram a Cidade, o ano, o mês e horário.
· Refletir em conjunto sobre nossas famílias e depois ler e interpretar o poema e as rimas do texto “As tias” de Elias José.
3º Dia – Interpretação de tabelaConstrução de Poemas de nomes de pessoas com rimas!
Gente tem sobrenome!
· Com os dados coletados do dia anterior sobre o Estado em que nasceram a Cidade, o ano, o mês e horário, apresentar para todos em forma de tabela colorida para que interpretem e registrem as informações de todos os colegas;
· Relembrar o poema “As Tias” do dia anterior onde cada aluno irá construir o seu poema com rimas utilizando nomes de pessoas conhecidas por eles e familiares;
· Ler o texto “os animais” de Gabriel Queiroz Rodrigues, comparando com o texto “As Tias”;
· Cantar e refletir a música “Gente tem Sobrenome” de Toquinho e Elifas Andreato;
· Formar na sala grupos e cada um desses grupos irá ilustrar uma estrofe da canção;
4º Dia-Conferir as ProduçõesPorque temos essas características
Produção de texto
· Apresentar para todos os alunos na sala de informática, as ilustrações dentro da canção “gente tem sobrenome” ilustrada no dia anterior, juntamente com os poemas em rimas de nomes de pessoas criados por eles a partir do poema ‘As tias” tudo em slid colorido e alegre, discutindo a maneira que eles utilizaram as rimas;
· Apresentar ainda na sala de informática em slid, o texto “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria machado, para que todos reflitam e percebam a importância e o significado do jeito que somos das características físicas que herdamos de nossos pais, avós...
· Produzir um texto falando do jeito que cada um é, conforma tudo o que foi falado durante a semana, abordando suas características físicas, o que gosta, seus sonhos, etc.
5º Dia – Refletindo e Desenhando seu Auto-Retrato!
· Refletir como foi se conhecer melhor durante a semana e também conhecer o outro;
· Manusear textos em acrósticos, observando a maneira que é constituída esses textos;
· Construir seus próprios acrósticos;
· Ler seus acrósticos para os colegas;
· Cada aluno vai se observar atentamente no espelho e falar suas características diante de todos;
· Em seguida apresentar algumas imagens de pinturas que mostram auto-retratos de pessoas famosas;
· A seguir cada aluno fará seu auto-retrato;
7. RECURSOS:
7.1 Humanos:
Os alunos, professora, familiares envolvidos.
7.2 Materiais:
Livros, apostilas, papéis, lápis grafite, fantoches, lápis de cores, giz de cera, tintas, cola, aparelhos de som, CD, Computador, data show, músicas, câmeras, etc.
8. AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada frente a todas as atividades trabalhadas mediante a observação continua e registros dos avanças e descobertas de cada um, tanto no desempenho oral quanto na escrita, interpretação e criação.
9. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:O cronograma acontecerá conforme a metodologia
10. REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília: MEC, 2001;
KOHL, M. A. Descobrindo grandes artistas: a prática da arte para crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Ática, 1997.
ANEXOS
Trabalhar os nomes de aluno de forma interativa em ordem alfabética;
Desenvolver pesquisa com a família, sobre o significado do nome entre outros questionamentos referentes à identidade pessoal;
Realizar entrevista com eles referente aos seus gostos, sonhos e interesses;
Socializar no grupo os questionários e entrevistas referentes à vida de cada um;
Interpretar os dados da certidão de nascimento de maneira individual;
Ler e refletir vários textos que falam sobre a escolha do nome, sobre a identidade pessoal e sobre questões familiares;
Utilizar a linguagem poéticas de alguns textos para ilustração e como inspiração para a criação dos próprios textos;
Socializar os textos e as ilustrações criadas pelos alunos para todos, de maneira motivadora por meio do projetor multimídia;
Coletar as informações pessoais em forma de tabelas, trabalhando a linguagem matemática;
Produzir um acróstico;
Produzir um texto individual sobre a pessoa de cada um;
Desenhar seu auto-retrato.
6. METODOLOGIA
1º Dia-Apresentação!· Cada aluno escreve seu nome num papel sulfite e se apresenta falando o que sabe sobre seu nome. Em seguida juntos colocar num só cartaz o nome de todos da sala em ordem alfabética;
· Refletir o texto “Nome da gente” de Pedro Bandeira;
· Entregar como tarefa de casa, uma entrevista com seus familiares sobre o porque de ter escolhido o nome que cada um tem, se gostam do nome, etc.
2º dia-Roda de Conversa!
· Cada aluno apresenta na sala a tarefa do dia anterior, mostrando o porquê do seu nome, significado, se gostam etc.
· Todos os alunos trabalharão com o xérox da certidão de nascimento, cada um com a sua, onde interpretarão as informações da mesma e responderão um questionário com perguntas objetivas que deverão ser retiradas deste documento;
· Em seguida construir um cartaz conjunto com as seguintes informações: o Estado em que nasceram a Cidade, o ano, o mês e horário.
· Refletir em conjunto sobre nossas famílias e depois ler e interpretar o poema e as rimas do texto “As tias” de Elias José.
3º Dia – Interpretação de tabelaConstrução de Poemas de nomes de pessoas com rimas!
Gente tem sobrenome!
· Com os dados coletados do dia anterior sobre o Estado em que nasceram a Cidade, o ano, o mês e horário, apresentar para todos em forma de tabela colorida para que interpretem e registrem as informações de todos os colegas;
· Relembrar o poema “As Tias” do dia anterior onde cada aluno irá construir o seu poema com rimas utilizando nomes de pessoas conhecidas por eles e familiares;
· Ler o texto “os animais” de Gabriel Queiroz Rodrigues, comparando com o texto “As Tias”;
· Cantar e refletir a música “Gente tem Sobrenome” de Toquinho e Elifas Andreato;
· Formar na sala grupos e cada um desses grupos irá ilustrar uma estrofe da canção;
4º Dia-Conferir as ProduçõesPorque temos essas características
Produção de texto
· Apresentar para todos os alunos na sala de informática, as ilustrações dentro da canção “gente tem sobrenome” ilustrada no dia anterior, juntamente com os poemas em rimas de nomes de pessoas criados por eles a partir do poema ‘As tias” tudo em slid colorido e alegre, discutindo a maneira que eles utilizaram as rimas;
· Apresentar ainda na sala de informática em slid, o texto “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria machado, para que todos reflitam e percebam a importância e o significado do jeito que somos das características físicas que herdamos de nossos pais, avós...
· Produzir um texto falando do jeito que cada um é, conforma tudo o que foi falado durante a semana, abordando suas características físicas, o que gosta, seus sonhos, etc.
5º Dia – Refletindo e Desenhando seu Auto-Retrato!
· Refletir como foi se conhecer melhor durante a semana e também conhecer o outro;
· Manusear textos em acrósticos, observando a maneira que é constituída esses textos;
· Construir seus próprios acrósticos;
· Ler seus acrósticos para os colegas;
· Cada aluno vai se observar atentamente no espelho e falar suas características diante de todos;
· Em seguida apresentar algumas imagens de pinturas que mostram auto-retratos de pessoas famosas;
· A seguir cada aluno fará seu auto-retrato;
7. RECURSOS:
7.1 Humanos:
Os alunos, professora, familiares envolvidos.
7.2 Materiais:
Livros, apostilas, papéis, lápis grafite, fantoches, lápis de cores, giz de cera, tintas, cola, aparelhos de som, CD, Computador, data show, músicas, câmeras, etc.
8. AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada frente a todas as atividades trabalhadas mediante a observação continua e registros dos avanças e descobertas de cada um, tanto no desempenho oral quanto na escrita, interpretação e criação.
9. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:O cronograma acontecerá conforme a metodologia
10. REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília: MEC, 2001;
KOHL, M. A. Descobrindo grandes artistas: a prática da arte para crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Ática, 1997.
ANEXOS
Vamos fazer Acrósticos com nossos nomes?
Veja os exemplos:
É uma flor!
Risonha e feliz!
Isso mesmo!
Carinho tem sempre,
Amor também não falta!
Sua amizade é um jardim florido!
Amiga de todos seus alunos
Não há tristeza em seu olhar!
Deus faça seu mundo colorido
Rico como o mar,
Agora e sempre por onde ela passar...
Para mim
Este Pedro é
Demais!
Rei da alegria
Oh! Que cara legal!
É uma flor!
Risonha e feliz!
Isso mesmo!
Carinho tem sempre,
Amor também não falta!
Sua amizade é um jardim florido!
Amiga de todos seus alunos
Não há tristeza em seu olhar!
Deus faça seu mundo colorido
Rico como o mar,
Agora e sempre por onde ela passar...
Para mim
Este Pedro é
Demais!
Rei da alegria
Oh! Que cara legal!
Tarefa de casa!Refletindo o modo de ser
Peça para sua família te ajudar a responder, mas é você quem tem que escrever!
O que faço depois que chego da Escola?____________________________
E quando não estou estudando?__________________________________
Ajudo minha família em alguns afazeres, quais?______________________
Meu passeio preferido é:________________________________________
Minha brincadeira preferida é:__________________________________
Minha comida preferida é:_____________________________________
Meu doce preferido é:__________________________________________
A cor dos meus cabelos é:______________________________________
A cor da minha pele é:________________________________________
A cor dos meus olhos é:______________________________________
O lugar que eu quero conhecer um dia é:__________________________
O presente que eu quero ganhar ainda, é:__________________________
Gosto de estudar por que:______________________________________
Minha cor preferida é:_________________________________________
Os nomes dos meus irmãos:____________________________________
Quando eu crescer vou ser:_____________________________________
Peça para sua família te ajudar a responder, mas é você quem tem que escrever!
O que faço depois que chego da Escola?____________________________
E quando não estou estudando?__________________________________
Ajudo minha família em alguns afazeres, quais?______________________
Meu passeio preferido é:________________________________________
Minha brincadeira preferida é:__________________________________
Minha comida preferida é:_____________________________________
Meu doce preferido é:__________________________________________
A cor dos meus cabelos é:______________________________________
A cor da minha pele é:________________________________________
A cor dos meus olhos é:______________________________________
O lugar que eu quero conhecer um dia é:__________________________
O presente que eu quero ganhar ainda, é:__________________________
Gosto de estudar por que:______________________________________
Minha cor preferida é:_________________________________________
Os nomes dos meus irmãos:____________________________________
Quando eu crescer vou ser:_____________________________________
ATIVIDADE: XEROX DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO
1- NOME COMPLETO
2- DIA EM QUE NASCEU
3- MÊS EM QUE NASCEU
4- ANO EM QUE NASCEU
5-CIDADE EM QUE NASCEU
6- ESTADO EM QUE NASCEU
7- NOME DA MÃE
8- NOME DO PAI
9- NOME D0 AVÔ MATERNO
10- NOME DA AVÓ MATERNA
11- NOME DO AVÔ PATERNO
12- NOME DA AVÓ PATERNA
13- PROFISSÃO DO PAI
14- PROFISSÃO DA MÃE
1- NOME COMPLETO
2- DIA EM QUE NASCEU
3- MÊS EM QUE NASCEU
4- ANO EM QUE NASCEU
5-CIDADE EM QUE NASCEU
6- ESTADO EM QUE NASCEU
7- NOME DA MÃE
8- NOME DO PAI
9- NOME D0 AVÔ MATERNO
10- NOME DA AVÓ MATERNA
11- NOME DO AVÔ PATERNO
12- NOME DA AVÓ PATERNA
13- PROFISSÃO DO PAI
14- PROFISSÃO DA MÃE
TAREFA PARA CASA
PESQUISE COM SUA FAMÍLIA:
1- QUEM ESCOLHEU SEU NOME?
2- POR QUE COLOCARAM ESSE NOME EM VOCÊ?
3- FOI HOMENAGEM A ALGUÉM?
_______________________________________________
4- VOCÊ GOSTA DO SEU NOME? POR QUÊ?
5- COMO É SEU NOME COMPLETO?
______________________________________________
PESQUISE COM SUA FAMÍLIA:
1- QUEM ESCOLHEU SEU NOME?
2- POR QUE COLOCARAM ESSE NOME EM VOCÊ?
3- FOI HOMENAGEM A ALGUÉM?
_______________________________________________
4- VOCÊ GOSTA DO SEU NOME? POR QUÊ?
5- COMO É SEU NOME COMPLETO?
______________________________________________
Ler o poema e depois ilustra-lo bem bonito!
Os animais
Gabriel Queiroz Rodrigues
O jacaré; Não larga do meu pé.
Já o leãoÉ sempre o bonzão.
A cegonhaSempre fica com vergonha.
O gato,Só usa o meu sapato.
O tucanoSó se enxuga com pano.
O pingüim,Só fala de mim.
O elefante,só gosta de coisa gigante.
O pato,só anda de jacto.
A borboleta,é xereta.
A foca,só fala fofoca.
O mosquito,só não gosta do periquito;
já o periquito,só gosta do mosquito.
As formigas,só gostam de coisas antigas.
E o passarinho,assiste tudo em seu ninho.
AS TIAS
ELIAS JOSÉ
A TIA CATARINA
CATA A LINHA.
A TIA TERESA
BOTA A MESA.
A TIA LELA
ESPIA DA JANELA.
A TIA DORA
SÓ NAMORA.
A TIA CEMA
TEIMA QUE TEIMA.
A TIA MARIA
DORME DE DIA.
A TIA TININHA
FAZ RESQUINHA.
A TIA MARTA
CORTA A BATA.
A TIA SALIMA
FECHA A RIMA.
ELIAS JOSÉ
A TIA CATARINA
CATA A LINHA.
A TIA TERESA
BOTA A MESA.
A TIA LELA
ESPIA DA JANELA.
A TIA DORA
SÓ NAMORA.
A TIA CEMA
TEIMA QUE TEIMA.
A TIA MARIA
DORME DE DIA.
A TIA TININHA
FAZ RESQUINHA.
A TIA MARTA
CORTA A BATA.
A TIA SALIMA
FECHA A RIMA.
AS TRÊS IRMÃSLUÍS CAMARGO
LÚCIA, LUÍSA E LUZIA SÃO IRMÃS.
MAS NÃO SÃO IGUAIS, IGUAIZINHAS
COMO AZULEJOS DE COZINHA.
NÃO SÃO IGUAIS
NEM POR FORA
NEM POR DENTRO.
CADA UMA BRINCA DO SEU JEITO:
LÚCIA BRINCA DESCALÇA
LUÍZA BRINCA DE SANDÁLIA E
LUZIA DE MEIA FURADA.
LUZIA, LÚCIA E LUÍSA
NÃO FAZEM A MESMA COISA
AO MESMO TEMPO
COMO OS VIDROS DA JANELA DA COZINHA, NÃO.
OUTRO DIA, POR EXEMPLO,
LUZIA ESTAVA DESENHANDO UM BICHO,
LUÍSA ESTAVA LENDO UMA HISTÓRIA DE BRUXA E
LÚCIA ESTAVA PEGANDO UMA BUCHA PARA TOMAR BANHO.
POR FALAR NISSO,
LÚCIA, LUÍSA E LUZIA NÃO SE PARECEM
NEM UM POUCO
COM SEU ELOÍSIO E DONA HELOÍSA.
QUEM SERÁ QUE ELAS PUXARAM?
VOVÔ LÚCIO, VOVÓ LUCIANA,
VOVÔ LUÍS, VOVÓ ANA LUÍSA...
LÚCIA, LUÍSA E LUZIA SÃO IRMÃS.
MAS NÃO SÃO IGUAIS, IGUAIZINHAS
COMO AZULEJOS DE COZINHA.
NÃO SÃO IGUAIS
NEM POR FORA
NEM POR DENTRO.
CADA UMA BRINCA DO SEU JEITO:
LÚCIA BRINCA DESCALÇA
LUÍZA BRINCA DE SANDÁLIA E
LUZIA DE MEIA FURADA.
LUZIA, LÚCIA E LUÍSA
NÃO FAZEM A MESMA COISA
AO MESMO TEMPO
COMO OS VIDROS DA JANELA DA COZINHA, NÃO.
OUTRO DIA, POR EXEMPLO,
LUZIA ESTAVA DESENHANDO UM BICHO,
LUÍSA ESTAVA LENDO UMA HISTÓRIA DE BRUXA E
LÚCIA ESTAVA PEGANDO UMA BUCHA PARA TOMAR BANHO.
POR FALAR NISSO,
LÚCIA, LUÍSA E LUZIA NÃO SE PARECEM
NEM UM POUCO
COM SEU ELOÍSIO E DONA HELOÍSA.
QUEM SERÁ QUE ELAS PUXARAM?
VOVÔ LÚCIO, VOVÓ LUCIANA,
VOVÔ LUÍS, VOVÓ ANA LUÍSA...
GENTE TEM SOBRENOME
TOQUINHO E ELIFAS ANDREATO
TODAS AS COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA, JARDIM
COISAS NÃO TEM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIN
FLORES NÃO TEM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
O JÔ É SOARES, CAETANO É VELOSO
O ARI FOI BARROSO TAMBÉM
ENTRE OS QUE SÃO JORGE
TEM UM JORGE AMADO
E UM OUTRO QUE É O JORGE BEM
QUEM TEM APELIDO
DEDÉ, ZACARIAS, MUSSUM
E A FAFÁ DE BELÉM
TEM SEMPRE UM NOME
E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM
TODO BRINQUEDO TEM NOME
BOLA, BONECA E PATINS
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME
BOLO, MINGAU E PUDIM
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
RENATO É ARAGÃO O QUE FAZ CONFUSÃO
CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN
E TEM O VINICIUS QUE ERA DE MORAES
E O TOM BRASILEIRO É JOBIM
QUEM TEM APELIDO, ZICO, MAGUILA,
XUXA, PELÉ E HE-MAN
TEM SEMPRE UM NOME
E DEPOIS DO NOME TEM SOBRENOME TAMBÉM
TODAS AS COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA, JARDIM
COISAS NÃO TEM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIN
FLORES NÃO TEM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
O JÔ É SOARES, CAETANO É VELOSO
O ARI FOI BARROSO TAMBÉM
ENTRE OS QUE SÃO JORGE
TEM UM JORGE AMADO
E UM OUTRO QUE É O JORGE BEM
QUEM TEM APELIDO
DEDÉ, ZACARIAS, MUSSUM
E A FAFÁ DE BELÉM
TEM SEMPRE UM NOME
E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM
TODO BRINQUEDO TEM NOME
BOLA, BONECA E PATINS
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME
BOLO, MINGAU E PUDIM
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
RENATO É ARAGÃO O QUE FAZ CONFUSÃO
CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN
E TEM O VINICIUS QUE ERA DE MORAES
E O TOM BRASILEIRO É JOBIM
QUEM TEM APELIDO, ZICO, MAGUILA,
XUXA, PELÉ E HE-MAN
TEM SEMPRE UM NOME
E DEPOIS DO NOME TEM SOBRENOME TAMBÉM
NOME DA GENTE
PEDRO BANDEIRA
PORQUE QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO
E NÃO ME CHAMO AQUILO?
POR QUE É QUE O JACARÉ NÃO SE CHAMA CROCODILO?
EU NÃO GOSTO DO MEU NOME
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI POR QUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SÓ MEU!
O NENÊ
QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO,
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ,
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO
FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE.
ISSO SÓ SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE
O NOME DELE.
QUANDO EU TIVER UM FILHO,
NÃO VOU POR NOME NENHUM.
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE,
ELE QUE PROCURE UM!
Uma bjoca com amor!!!
Amei!!!!
ResponderExcluirProcurando no google, quase não consigo elaborar meu projeto identidade, para aulas da EJA!!!
Mas, suas atividades me salvaram!!!
Obrigada!
Beijos
Encantamento...doçura... Parabéns!!
ResponderExcluirMuito lindo tudo isso!
Gostei deste projeto,pois existe muita rima e é adequado para ensinar estrofes e muitas outras atividades. Irei aproveitar bastante com meus alunos do 4ºano.Parabéns!
ResponderExcluirTer visitado o seu blog foi muito legal, achei os textos de Pedro Bandeira, para trabalhar sobre nomes.
ResponderExcluirParabéns, por tantas sugestões maravilhosas!
Amei tudo muito obrigada por ter me salvado!!!!!!!
ResponderExcluirAdorei o seu blog,estou rabalhando o Projeto Identidade com alunos de Correção de Fluxo da 6ª a 8ª série. é completamente diferenciado das séries regular o aprendizados deles. Gostaria de mais sugestões se possivel. Bjummmm
ResponderExcluirExcelente projeto vai ajudar bastante para elaboração de algumas atividades. Obrigada, fique com Deus.
ResponderExcluirADORAVEL PROJETO ME AJUDOU BASTANTE!!!NBEIJOS E ATÉ A PROXIMA
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho, muito criativo e educativo, desejo sucessoooo!!!!!
ResponderExcluirAmo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.
ResponderExcluirPlanos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil
Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil
Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas
AMEI, VC ESTA DE PARABENS, POIS IDENTIDADE GERALMENTE É PROJETO DE PRIMEIRO ANO E SINCERAMENTE ESSE FOI O UNICO FEITO ESPECIALMENTE PARA O TERCEIRO ANO, OBRIGADA POR COMPARTILHAR E DIVIDIR UM POUQUINHO DO SEU TALENTO CONOSCO
ResponderExcluir