domingo, 21 de março de 2010
Proposta para montar planos de curso ou planejar aulas de Arte, conforme PCN
ARTES VISUAIS
FAZER: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, vídeo, fotografia, historia em quadrinhos, produções informatizadas.
CRIAR: formas plásticas e visuais( bidimensional e tridimensional).
OBSERVAR E ANALISAR: as próprias produções e as dos colegas.
RELACIONAR: ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio.
ARTES VISUAIS: APRECIAÇÃO
Reconhecer e utilizar elementos da linguagem visual: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática...
Experimentar, utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas (utilizando diversos materiais, lápis, giz de cera, papéis diversos, tintas, argila...) e meios como vídeos, maquinas fotográficas, computadores, celulares...
Conviver com produções visuais nas diferentes culturas;
Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas visuais;
Identificar e conhecer técnicas e procedimentos artísticos nas obras;
Discutir, registrar, escrever, sobre a apreciação das imagens;
ARTES VISUAIS: PRODUÇÃO CULTURAL
Observar, estudar e compreender diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos de diversas culturas;
Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida do individuo;
Pesquisar fontes vivas, obras e artistas da região;
Ler e discutir textos, obras, biografias de artistas;
Reconhecer, valorizar e preservar os bens culturais em forma de documentação e divulgação;
Freqüentar museus, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas;
Registrar as experiências em escrita e formas visuais;
DANÇA
EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Reconhecer os diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos, e ossos) e suas funções;
Observar e analisar as características corporais individuais: a forma, o volume, o peso;
Experimentar diferentes formas de locomoção e orientações espaciais;
Experimentar na movimentação as mudanças de velocidade;
Improvisar na dança, inventar seqüências de movimentos criando, inventando e registrando;
Selecionar e organizar movimentos, criando pequenas coreografias;
A DANÇA COMO MANIFESTAÇÃO COLETIVA
Reconhecer e identificar as qualidades individuais de movimento, aceitando o desempenho de cada um;
Improvisar e criar seqüência de movimentos coletivos;
Comunicar e se integrar por meio de gestos;
Criar movimentos em duplas (leve, pesado, rápido, lento, direto, sinuoso, alto e baixo);
A DANÇA COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA
Reconhecer e distinguir as diversas modalidades de movimentos e os vários estilos de dança;
Identificar e reconhecer a dança com suas concepções nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais;
Contextualizar a produção da dança e manifestações culturais de determinada cultura;
Pesquisar fontes de informação e comunicação (em livros, revistas, vídeos, filmes e registro);
Pesquisar grupos de danças, manifestações culturais e espetáculos em geral da realidade e de outras regiões;
Registrar as informações coletadas, organizando documentação de pesquisa e consulta.
MÚSICA
INTERPRETAÇÃO, IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO
Interpretar músicas de maneira individual ou grupal dentro e fora da escola;
Trabalhar com arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos;
Experimentar e criar técnicas relativas a interpretação, improvisação e a composição;
Experimentar e selecionar instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos composições e improvisações;
Observar e analisar as estratégias pessoais e a dos colegas nas atividades de produção;
Perceber e identificar elementos da linguagem musical exercitando a voz, o corpo e instrumentos disponíveis;
Criar letras de canções, parlendas, raps, etc;
Brincar utilizando jogos, danças, atividades diversas de movimentos dentro da linguagem musical;
ESCUTA ENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MUSICAL
Apreciar e refletir sobre músicas da produção regional e internacional;
Discutir critérios sobre a possibilidade de determinadas produções sonoras serem músicas;
Discutir a adequação da linguagem sonora em contato com jijles, músicas para danças, entre outras;
Perceber as características musicais e as intencionalidades de compositores e interpretes na música;
Discutir as reações explicitar às percepções emocionais do ser humano em relação à música;
A MÚSICA COMO PRODUTO CULTURAL E HISTÓRICO: MÚSICAS E SONS DO MUNDO
Observar os movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas dentro do contexto histórico;
Pesquisar, observando fontes de registros, discos, partituras, seja na comunidade ou em meios de acesso;
Pesquisar, registrar e apresentar músicos com suas biografias e produções nas épocas em que viveram;
Observar e pesquisar as transformações, as técnicas, os instrumentos musicais no decorrer da história da música;
Ouvir e observar os sons naturais e ambientais existentes no meio e suas influencias na vida das pessoas;
TEATRO
COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Participar em jogos de atenção, observação e improvisação;
Reconhecer e utilizar elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática;
Experimentar e improvisar a partir de estímulos, temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, movimentos físico, imagens e sons;
Pesquisar sobre a utilização de cenários, figurinos, maquiagens, adereços, objetos de cena, iluminação e som;
Pesquisar a utilização e a elaboração de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral;
O TEATRO COMO PRODUÇÃO COLETIVA
Integrar com os colegas na elaboração de cenas;
Explorar o espaço de encenação individual e grupal;
Conhecer o papel de interação do autor dom o público;
Observar e analisar os trabalhos feitos pelos outros grupos;
Analisar e compreender os significados expressivos, corporais, textuais, visuais, e sonoros utilizados no teatro;
Criar textos para encenar com o grupo;
O TEATRO COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA
Analisar as diversas manifestações do teatro como produções e concepções;
Analisar e apreciar as diferentes manifestações do teatro na região;
Conhecer as diferentes formas de manifestações do teatro como: Teatro de palco, circo de bonecos, manifestações populares, teatro de rua;
Conhecer e identificar o teatro em outras culturas e épocas;
Pesquisar leituras, textos dramáticos e fatos da história do teatro;
Pesquisar sobre o teatro da região;
Registrar em forma de escrita, fotos, vídeos, as pesquisas sobre as experiências observadas;
Marcadores:
Planejamento de Arte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!