Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

domingo, 21 de março de 2010

Proposta para montar planos de curso ou planejar aulas de Arte, conforme PCN



ARTES VISUAIS

FAZER: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, vídeo, fotografia, historia em quadrinhos, produções informatizadas.

CRIAR: formas plásticas e visuais( bidimensional e tridimensional).

OBSERVAR E ANALISAR: as próprias produções e as dos colegas.

RELACIONAR: ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio.


ARTES VISUAIS: APRECIAÇÃO

Reconhecer e utilizar elementos da linguagem visual: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática...

Experimentar, utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas (utilizando diversos materiais, lápis, giz de cera, papéis diversos, tintas, argila...) e meios como vídeos, maquinas fotográficas, computadores, celulares...

Conviver com produções visuais nas diferentes culturas;

Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas visuais;


Identificar e conhecer técnicas e procedimentos artísticos nas obras;

Discutir, registrar, escrever, sobre a apreciação das imagens;


ARTES VISUAIS: PRODUÇÃO CULTURAL

Observar, estudar e compreender diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos de diversas culturas;

Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida do individuo;

Pesquisar fontes vivas, obras e artistas da região;

Ler e discutir textos, obras, biografias de artistas;
Reconhecer, valorizar e preservar os bens culturais em forma de documentação e divulgação;

Freqüentar museus, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas;

Registrar as experiências em escrita e formas visuais;





DANÇA


EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

Reconhecer os diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos, e ossos) e suas funções;

Observar e analisar as características corporais individuais: a forma, o volume, o peso;

Experimentar diferentes formas de locomoção e orientações espaciais;

Experimentar na movimentação as mudanças de velocidade;

Improvisar na dança, inventar seqüências de movimentos criando, inventando e registrando;

Selecionar e organizar movimentos, criando pequenas coreografias;

A DANÇA COMO MANIFESTAÇÃO COLETIVA

Reconhecer e identificar as qualidades individuais de movimento, aceitando o desempenho de cada um;

Improvisar e criar seqüência de movimentos coletivos;

Comunicar e se integrar por meio de gestos;

Criar movimentos em duplas (leve, pesado, rápido, lento, direto, sinuoso, alto e baixo);

A DANÇA COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA

Reconhecer e distinguir as diversas modalidades de movimentos e os vários estilos de dança;

Identificar e reconhecer a dança com suas concepções nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais;

Contextualizar a produção da dança e manifestações culturais de determinada cultura;

Pesquisar fontes de informação e comunicação (em livros, revistas, vídeos, filmes e registro);

Pesquisar grupos de danças, manifestações culturais e espetáculos em geral da realidade e de outras regiões;

Registrar as informações coletadas, organizando documentação de pesquisa e consulta.





MÚSICA

INTERPRETAÇÃO, IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO

Interpretar músicas de maneira individual ou grupal dentro e fora da escola;

Trabalhar com arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos;

Experimentar e criar técnicas relativas a interpretação, improvisação e a composição;

Experimentar e selecionar instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos composições e improvisações;

Observar e analisar as estratégias pessoais e a dos colegas nas atividades de produção;

Perceber e identificar elementos da linguagem musical exercitando a voz, o corpo e instrumentos disponíveis;

Criar letras de canções, parlendas, raps, etc;

Brincar utilizando jogos, danças, atividades diversas de movimentos dentro da linguagem musical;

ESCUTA ENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MUSICAL

Apreciar e refletir sobre músicas da produção regional e internacional;

Discutir critérios sobre a possibilidade de determinadas produções sonoras serem músicas;

Discutir a adequação da linguagem sonora em contato com jijles, músicas para danças, entre outras;

Perceber as características musicais e as intencionalidades de compositores e interpretes na música;

Discutir as reações explicitar às percepções emocionais do ser humano em relação à música;


A MÚSICA COMO PRODUTO CULTURAL E HISTÓRICO: MÚSICAS E SONS DO MUNDO

Observar os movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas dentro do contexto histórico;

Pesquisar, observando fontes de registros, discos, partituras, seja na comunidade ou em meios de acesso;

Pesquisar, registrar e apresentar músicos com suas biografias e produções nas épocas em que viveram;

Observar e pesquisar as transformações, as técnicas, os instrumentos musicais no decorrer da história da música;

Ouvir e observar os sons naturais e ambientais existentes no meio e suas influencias na vida das pessoas;




TEATRO

COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

Participar em jogos de atenção, observação e improvisação;

Reconhecer e utilizar elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática;

Experimentar e improvisar a partir de estímulos, temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, movimentos físico, imagens e sons;

Pesquisar sobre a utilização de cenários, figurinos, maquiagens, adereços, objetos de cena, iluminação e som;

Pesquisar a utilização e a elaboração de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral;


O TEATRO COMO PRODUÇÃO COLETIVA

Integrar com os colegas na elaboração de cenas;


Explorar o espaço de encenação individual e grupal;

Conhecer o papel de interação do autor dom o público;

Observar e analisar os trabalhos feitos pelos outros grupos;

Analisar e compreender os significados expressivos, corporais, textuais, visuais, e sonoros utilizados no teatro;

Criar textos para encenar com o grupo;

O TEATRO COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA

Analisar as diversas manifestações do teatro como produções e concepções;

Analisar e apreciar as diferentes manifestações do teatro na região;

Conhecer as diferentes formas de manifestações do teatro como: Teatro de palco, circo de bonecos, manifestações populares, teatro de rua;

Conhecer e identificar o teatro em outras culturas e épocas;

Pesquisar leituras, textos dramáticos e fatos da história do teatro;

Pesquisar sobre o teatro da região;

Registrar em forma de escrita, fotos, vídeos, as pesquisas sobre as experiências observadas;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...