Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

TEMA : PROJETO SAÚDE E HIGIÊNE

TEMA : PROJETO SAÚDE E HIGIÊNE

Objetivo: Refletir para termos saúde e cuidarmos bem da higiene!

Metodologia:
- formar uma rodinha com as crianças e perguntar:
- Quando devemos lavar as mãos?
- Por que é importante tomar banho?
- Quando devemos escovar os dentes?
(deixar que as crianças falem)

_ Como escovar os dentes? O professor mostra com movimentos ou pega um fantoche ou uma bonequinha e imita os gestos.
Pode pedir para cada criança levar uma escova para fazer as demonstrações;
Convidar um dentista é muito bom para ajudar também;
Ressaltar a importância da conservação dos dentes naturais;

Sugestões:

- Devemos comer devagar, com a boca fechada;
- Devemos mastigar bem os alimentos;
- Não cortar linhas e objetos com os dentes;
- balas e chicletes estragam os dentes;
- Lavar as mãos antes das refeições;
- Andar calçado;
- Manter as unhas cortadas e limpas;

HISTORINHA:

Zeca gostava de enfiar o dedo no nariz a toda hora. Na escola, os colegas começaram a caçoar dele: “Tira o dedo do nariz, Chafariz!” Zeca ficava muito sem graça e quase ficou com o apelido de “chafariz.”

INTERPRETAÇÃO:
- o que Zeca devia usar para limpar o nariz?
- Quem tem lenço aqui/
- vamos pedir à mamãe um lencinho? Quem não tem lenço de tecido pode usar de papel que é até mais higiênico.

MÚSICA
Vou usar o meu lencinho
Para o nariz soar.
Narizinho bem limpinho
É melhor pra respirar.
(melodia da música “Pirulito que bate, bate”)

COMO DEVE SER A ÁGUA PARA BEBER?
(deixar que as crianças expressem suas opiniões)

- a água para beber deve ser filtrada ou fervida!
- falar que na água existe micróbios que não conseguimos enxergar, mas que fazem mal à saúde, quando fervemos ou filtramos a água fica limpa para bebermos...

EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE

- Promover atividades no pátio como: marchar, pular,, saltar, obstáculos, correr, jogar bola, peteca, pular corda.
- além de incentivá-los, eles podem ser os propagadores para incentivar os pais e familiares...



TAMBÉM EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE
- Após os exercícios físicos, fazer exercícios respiratórios com as crianças sentadas e relaxadas no chão;
- Inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, lentamente, varias vezes;
- Também colocar uma música suave para deitam e relaxem ao som da mesma;
- contar uma história com voz mansa e dócil...

MÚSICA “SOU ASSEADO”
(ritmo marcha soldado)

Quer se lavar?
Água e sabão
Quer se enxugar?
Toalha na mão.

Quer se pentear?
E ficar bonitão?
Pois vai segurar
O pente na mão.

Os dentes limpinhos
Depressa estarão
Se você for usar
Escova na mão.

E assim, amiguinhos,
Tudo limpo ficará
Posta o creme de dente
Já sabe usar.

Outra canção
MENINO DISTRAÍDO
(Ritmo “fui no Tororó”)

Menino distraído
Levou um arranhão
Pôs no dedo ferido
Remédio e algodão

No dedo cortado
Gaze para amarrar
Assim bem tratado
Vai logo sarar!

- levar para a sala alguns curativos e ensinar como a mamãe pode fazer para ajudá-los;
- Lembrar que é necessário lavar o ferimento com água e são antes do curativo;
- Ressaltar que quando o ferimento é grande, ou sangra muito, é necessário procurar ajuda médica;

A VACINA

- Toda escola deve engajar-se nas campanhas de vacinação, afim de conscientizar as crianças...
- Exibir cartazes que o governo distribui ler e comentar, descrendo as ilustrações;
- Explicar porque as vacinas evitam doenças;

HISTÓRINHA:

Luiz foi vacinado e não teve sarampo, continuou sadio, brincando feliz. Paulo não quis se vacinar de jeito nenhum. Pegou sarampo e ficou muito mal, de cama, não podia brincar, correu risco de morrer...

INTERPRETAÇÃO:
- Qual menino da história é mais sabido? Por quê?
- Quem de vocês já tomou vacina?
- Quais as vacinas, vocês lembram os nomes?
- Vocês acham importante tomar as vacinas? Por quê?



Quando encerrar o projeto, pode ser com uma palestra de algum profissional que fale a língua das crianças, ou seja, conforme as crianças entendam sem termos muito técnicos.
Pode também encerrar com depoimentos de pessoas que contariam doenças por falta de vacinação...
Pode encerrar com um cardápio de frutas e verduras, ou seja uma receita natural e saudável incentivando as crianças a consumirem legumes, frutas e verduras;
Fazer uma salada de frutas, higienizando os alimentos com eles, onde eles lavem as mãos e vejam como preparam os mesmos...


CANÇÃO
SEI CUIDAR DE MIM
(ritmo “meu pintinho amarelinho”)

Quando era um bebezinho
Não fazia nada assim.
Agora estou crescidinho já sei cuidar bem de mim!

Tomo o meu banho sozinho
Escovo os dentes direitinho
Lavo sempre as mãozinhas
Antes das refeições.

- Utilizar gestos para cantar!


Avaliação:
É muito necessário avaliar as crianças durante a execução do projeto, escrevendo as reações deles, as respostas, ao questionamentos, até se reunir com os pais depois do projeto para relatar as modificações comportamentais ocorridas com as crianças, elaborar um cartaz final com tudo o que foi abordado para fixar na sala e ser sempre lembrado.
Fonte: baseado no livro volume 3 coleção dia a dia do professor e modificado por mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...