Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aula Sobre Tipos de Moradias

Esta aula foi maravilhosa a qual apliquei na turma da minha amiga professora Leninha e hoje venho divulgar aqui.
As crianças gostaram muito, pois fala de um tema que eles todos sabem falar. Foi na turma do 2º ano.
Iniciei a aula pedindo para que cada um contasse sobre sua casa. Depois pedi que ouvissem a história do livro de Ziraldo Cada um Mora Onde Pode, então eu li para eles que foi um sucesso.
 Depois comentamos sobre o livro e as imagens, a seguir fomos trabalhar com o poema de Elias José, A casa e seu dono.
As crianças leram o poema, depois lemos juntos, refletimos e então foram completar uma atividade sequencial a este poema. 
Eles também receberam atividades que eu tirei da internet sobre os tipos de moradias.
Para findar a aula fomos para o pátio e então eu contei para eles a história do Lobo e dos Três porquinhos, enfatizando as moradias. Fiz com fantoches em palitos, eles amaram.
Preparei um slide em power point do livro digitalizado "A casa feia" , mas não deu tempo.

Aconselho que tema como este pode ser trabalhado durante a semana toda.
Segue as imagens as atividades, informações e o plano de aula. Esta atividade eu coloquei na minha pasta do Proletramento.


PLANO DE AULA


Nome da Instituição: E.E.E.F. JULIETA VILELA VELOZO
Nome do curso: PRÓ - LETRAMENTO

PROFESSORA FORMADORA: GILDA

Disciplina: Língua Portuguesa, História e geografia
Professora: Érica Jaqueline Pizapio Teixeira
TURMA: 2º Ano
Ano/ letivo/semestre: 2012 – 2º Semestre

1. Tema:

Tipos de Moradias
2. Data: 30/05/2012
3. Horário: das 13:00 às 17:15 min.

4. Objetivos

·         Identificar os tipos de moradias existentes no nosso planeta;


·         Demonstrar as moradias através do diálogo, dos desenhos e das produções;

·         Ler e interpretar o poema “A casa e seu dono”;

·         Refletir o livro “Cada um mora onde pode” de Ziraldo;

·          Ilustrar as moradias em que vivem;

5. Conteúdo

·         Leitura,
·         Reflexão,
·         Produção.

6. Metodologia:

·         Iniciar a aula falando do tema moradia, conversar com os alunos sobre as casas em que eles vivem, como é, se gostam delas e logo perguntar sobre os tipos de casas que temos em nossa realidade e no mundo de maneira geral;
·         Depois será lido o livro cada um mora onde pode de Ziraldo e a medida que será lido ir explorando as falas do bichinho da maçã, as imagens e os lugares que aparecem no livro;
·         Em seguida entregar o texto poético – a casa e seu dono de Elias José – pedir que leiam em silencio e em seguida ler juntos e logo refletir sobre as moradias de cada animalzinho que aparece na poesia;
·         Entregar para cada aluno uma atividade referente ao texto poético “A casa e seu dono” e pedir que completem;
·         Apresentar para os alunos a história dos três porquinhos com palitoches explorando as moradias de cada porquinho;
·         Em sala de aula, refletir a história dos três porquinhos;
·         Como tarefa de casa cada aluno irá ilustrar sua casa do jeito como souber;

7. Avaliação/monitoramento da aprendizagem

Na análise dos conhecimentos prévios dos alunos durante as leituras,
Na interpretação, nas atividades escritas e ilustradas;



8 – Atividade Extra classe – ilustrar individual a casa onde mora.

 

9. Material de Apoio



Livro, caderno, lápis, Quadro, pincel, palitoches, lápis de cor,  câmera digital

 

 

10 – Referencias:

 

 


ESTE LIVRO PODE MONTAR O SLIDE













Este é o Poema de Elias José - 



                                                   
POESIA A CASA E SEU DONO                                  Elias José

ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.

ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.

ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.

ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.

ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.

E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.



AGORA UTILIZE DESENHOS PARA SUBSTITUIR AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
A CASA E SEU DONO   
 Elias José

ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O


ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O

ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A


ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A


ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O


E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE



ESTA EU CRIEI -  OS ALUNOS FIZERAM COM FACILIDADE.

OBSERVE AS PALVRAS A BAIXO E COLOQUE CADA 
UMA DELAS NO LUGAR ONDE AS RIMAS COMBINAM:

Gabriela - Tucano - Sereia
Vovó - Coelha




ESSA CASA É DE PANO
QUEM MORA NELA É O _____

ESTA CASA É AMARELA
QUEM MORA NELA É A ________

ESTA CASA É VERMELHA
QUEM MORA NELA É A _________

ESTA CASA É FEIA
QUEM MORA NELA É A _____

ESTA CASA É DE CIPÓ
QUEM MORA NELA É A ________






ESTAS SOBRE MORADIAS - NÃO TENHO OS CRÉDITOS.





Como fazer os fantoches:

copiem estas imagens e imprimam. Colem em papel grosso, tipo cartão, recorte envolta e cole nos palitos. Foi assim que eu fiz. Rápido e fez sucesso.





 O livro cada um mora onde pode, você poderá baixá-lo deste álbum https://picasaweb.google.com/profe.medeiros ou utilizar este que eu copie de lá.






















Também do mesmo álbum achei este outro livrinho que dá bem certo com o assunto: "Quero casa com Janela"




















E POR FIM EU CONTANDO HISTÓRIA
E OUTROS RESULTADOS DA AULA!!!
EU AMEI!!!


Momento da leitrua

 Os alunos fazendo as atividades


No pátio contando a história




2 comentários:

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...