Aqui está um plano de aula realizado por mim, no Curso de Mídias, com a colaboração de minhas amigas professoras da Escola Julieta, onde me emprestaram as turmas, pois hoje estou atuando na sala de leitura.
Dedico este, para todos meus amigos cursistas, os quais não desistiram e hoje estamos na reta final desse curso. Um brinde para todos nós...
Professora Daini Barth, aí está o plano e sua aplicação, espero que goste! Resolvi não postar aquele sobre cartas, mas este que vai de encontro com meu trabalho feito na sala de leitura.
Abraços,
Érica
Plano de Aula
Nome da Instituição E.E.E.F. Julieta Vilela Velozo
Professora Formadora: Daiani Barth
Disciplina – Língua Portuguesa, arte, ciências, natureza e sociedade, pluralidade cultural, ética.
Cursista - Érica Jaqueline Pizapio Teixeira
auxílio das professoras do 1º, 2º e 4º Ano.
Série 1º, 2º e 4º Ano – Ensino Fundamental
Ano/2012
1. Tema
Uso da convergência das mídias para identificação de elementos de uma narrativa infantil
2. Data: 20/07/2012
3. Horário: 4 Aulas
4. Objetivos
4.1 – Utilizar do uso da convergência das mídias para identificação de elementos de uma narrativa infantil, explorando a intenção do autor frente ao conhecimento prévio dos alunos e diante da história apresentada;
4.2 – Identificar no texto os conectivos, os elementos de ligação, o vocabulário existente, a coerência e a coesão, com o auxilio do usos das mídias impressa e informática
4.3 – Reconhecer as informações implícitas no texto, a intenção da autora;
4.4 – Relacionar historinha com outras já trabalhadas ou com situações do cotidiano;
4.5- Explicar as características dos personagens, as relações entre si e com o mundo a o seu redor, produzindo através do uso das mídias impressa e de recursos da informática na produção.
5. Conteúdo
5.1 – Leitura compartilhada;
5.2 – Interpretação;
5.3 – Produção;
5.4 – Leitura relacionada entre textos diferentes;
5.5 – Leitura para casa.
6. Atividades de ensino - aprendizagem
· Iniciar a aula apresentando para os alunos o livro “Lúcia – Já- Vou – Indo”, conversar com eles sobre o livro em si, o contexto, explorar capa, autor, editora, ilustrações, entre outras.
· Apresentação do livro “Lúcia – Já- Vou – Indo” em PPS e ir explorando os conectivos, ou seja o texto – por exemplo, perguntar: - na segunda página do livro diz: “muito natural, pois ele era uma lesma.” – e então perguntar aos alunos: - Esse pronome “ela” refere-se a quem? Por que será que a autora usou o termo “ela?” e continuar explorando os elementos de ligações , artigos, entre outros.
· Conforme vai contando a história trabalhar o texto por trás das entrelinhas, ir questionando os alunos sobre a personalidade da personagem, por exemplo: - Por que será que a personagem fala: “Juro que vou chegar na hora”? Será que foi por causa de ter tropeçado na pedra, que a “Lúcia” perdeu a festa? E neste momento deixar que os alunos digam se a personagem vai ou não chegar na festa no horário combinado...No momento em que as libélulas carregam a Lúcia, perguntar: - E desta vez, será que ela vai participar da festa? O que será que a autora quis dizer que a festa desta vez tem que ser na casa da Lúcia?
· Por fim, explorar o texto com os alunos onde será contada a fábula da lebre e da tartaruga em PPS, fazendo comparações com os personagens: -Por será que a “Lúcia” perdeu a festa e a tartaruga ganhou a corrida? As duas são lentas? E na vida, queremos ser igual a Lúcia ou igual a tartaruga? Por quê? E nós quando chegamos atrasados a uma festa, o que podemos perder? Se chegarmos atrasados na igreja, na escola, é bom? Por quê?
· A seguir distribuir o texto da lebre e da tartaruga para os alunos e sugerir que leiam em casa e reflitam com seus pais para depois ser contado na escola;
· No dia seguinte os alunos irão ilustrar a história da seguinte maneira: SE A LÚCIA TIVESSE CHEGADO CEDO NA FESTA DA LIBÉLULA SERIA ASSIM:
· Em seguida a turma produzirá um texto assim utilizando o computador e seus recursos gráficos com o editor de texto, cujo tema: O QUE EU NÃO POSSO NUNCA PERDER NA MINHA VIDA....
7. Avaliação/monitoramento da aprendizagem
· Diagnóstica - na análise do conhecimento prévio dos alunos, da explicação e dos argumentos em relação as historinhas trabalhadas.
· Da compreensão frente a participação, as repostas dadas e as atividades realizadas.
· Da construção – diante da ilustração de cada um e das produções escritas.
· Da explicação - da leitura de casa na aula no dia seguinte;
8. Recursos:
8.1 – Humanos
Professoras, alunos, demais envolvidos
9. Atividade extraclasse
10 – Referências:
8. Recursos:
8.1 – Humanos
Professoras, alunos, demais envolvidos
8.2 - Materiais
Projetor Multimídias, câmera digital, computador, softwers, quadro branco, Pincel, papel, canetas, papel em branco, textos, lápis de cor, borracha, lápis grafite.
9. Atividade extraclasse
Leitura de casa no texto “ A lebre e a Tartaruga”
10 – Referências:
PENTEADO, Maria Heloísa. Lúcia Já – Vou – Indo - Ática, São Paulo, 1980.
PRÓ – LETRAMENTO - Fascículo de Alfabetização, 2009.
http://www.metaforas.com.br/infantis/alebreeatartaruga.asp - consulta em 15/07/2012
https://picasaweb.google.com/monica.lucarelli01/LuciaJaVouIndo - consulta em 15/07/2012
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com.br/2011/03/sugestao-de-atividades-com-o-texto.html consulta em 15/07/2012
ANEXOS
Estas imagens são do momento da contação da história tanto com o uso da leitura e depois com o projetor multimídias.
Textos
produzidos pelos alunos
Tema:O que eu não posso perder
nunca na minha vida...
Eu não posso perder a escola que eu gosto de estudar. daí tenho que chegar cedo e fazer minhas tarefas.
Gosto de pescar com meu vô, mas tenho que acordar
cedo. Não quero ficar igual a Lúcia da história que perdeu a festa.
Kauan, 9 anos
Tema: O que eu não posso perder
nunca na minha vida...
Eu quero ter sempre saúde e paz. O mundo precisa de
paz e de saúde também. Então eu quero sempre ter isso aí.
Mas eu não quero perder de estudar para ser uma
mulher bem inteligente e crescer muito. Quero estudar, daí não quero perder os
meus estudos, certo?
É isso que eu não quero perder.
Andressa, 9 anos
Olá Érica!!!
ResponderExcluirÉ lindo o seu blog. Passei para conhecê-lo. Estou seguindo. Venha me fazer uma visitinha. Fica com Deus. Beijos...