Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Plano de Aula sobre Convergência das Mídias


Aqui está um plano de aula realizado por mim, no Curso de Mídias, com a colaboração de minhas amigas professoras da Escola Julieta, onde me emprestaram as turmas, pois hoje estou atuando na sala de leitura.

Dedico este, para todos meus amigos cursistas, os quais não desistiram e hoje estamos na reta final desse curso. Um brinde para todos nós...
Professora Daini Barth, aí está o plano e sua aplicação, espero que goste! Resolvi não postar aquele sobre cartas, mas este que vai de encontro com meu trabalho feito na sala de leitura.


Abraços,
Érica

Plano de Aula


Nome da Instituição E.E.E.F. Julieta Vilela Velozo


Professora Formadora: Daiani Barth


Disciplina – Língua Portuguesa, arte, ciências, natureza e sociedade, pluralidade cultural, ética.


 Cursista - Érica Jaqueline Pizapio Teixeira 


auxílio das professoras do 1º, 2º e 4º Ano.

Série 1º, 2º e 4º Ano – Ensino Fundamental

Ano/2012

1. Tema

Uso da convergência das mídias para identificação de elementos de uma narrativa infantil

2. Data: 20/07/2012

3. Horário: 4 Aulas

4. Objetivos

 4.1 – Utilizar do uso da convergência das mídias para identificação de elementos de uma narrativa infantil, explorando a intenção do autor frente ao conhecimento prévio dos alunos e diante da história apresentada;

 4.2 – Identificar no texto os conectivos, os elementos de ligação, o vocabulário existente, a coerência e a coesão, com o auxilio do usos das mídias impressa e informática

 4.3 – Reconhecer as informações implícitas no texto, a intenção da autora;

 4.4 – Relacionar historinha com outras já trabalhadas ou com situações do cotidiano;

4.5- Explicar as características dos personagens, as relações entre si e com o mundo a o seu redor, produzindo através do uso das mídias impressa e de recursos da informática na produção.

 

5. Conteúdo

5.1 – Leitura compartilhada;
5.2 – Interpretação;
5.3 – Produção;
5.4 – Leitura relacionada entre textos diferentes;
5.5 – Leitura para casa.


6. Atividades de ensino - aprendizagem

·         Iniciar a aula apresentando para os alunos o livro “Lúcia – Já- Vou – Indo”, conversar com eles sobre o livro em si, o contextoexplorar capa, autor, editora, ilustrações, entre outras.
·         Apresentação do livro “Lúcia – Já- Vou – Indo” em PPS e ir explorando os conectivos, ou seja o texto – por exemplo, perguntar:  - na segunda página do livro diz: “muito natural, pois ele era uma lesma.” – e então perguntar aos alunos: - Esse pronome “ela” refere-se a quem? Por que será que a autora usou  o termo “ela?” e continuar explorando os elementos de ligações , artigos, entre outros.
·         Conforme vai contando a história trabalhar o texto por trás das entrelinhas, ir questionando os alunos sobre a personalidade da personagem, por exemplo: - Por que será que a personagem fala: “Juro que vou chegar na hora”? Será que foi por causa de ter tropeçado na pedra, que a “Lúcia” perdeu a festa? E neste momento deixar que os alunos digam se a personagem vai ou não chegar na festa no horário combinado...No momento em que as libélulas carregam a Lúcia, perguntar: - E desta vez, será que ela vai participar da festa? O que será que a autora quis dizer que a festa desta vez tem que ser na casa da Lúcia?
·          Por fim, explorar o texto com os alunos onde será contada a fábula da lebre e da tartaruga em PPS, fazendo comparações com os personagens: -Por será que a “Lúcia” perdeu a festa e a tartaruga ganhou a corrida? As duas são lentas? E na vida, queremos ser igual a Lúcia ou igual a tartaruga? Por quê? E nós quando chegamos atrasados a uma festa, o que podemos perder? Se chegarmos atrasados na igreja, na escola, é bom? Por quê?
·         A seguir distribuir o texto da lebre e da tartaruga para os alunos e sugerir que leiam em casa e reflitam com seus pais para depois ser contado na escola;
·         No dia seguinte os alunos irão ilustrar a história da seguinte maneira: SE A LÚCIA TIVESSE CHEGADO CEDO NA FESTA DA LIBÉLULA SERIA ASSIM:
·         Em seguida a turma produzirá um texto assim utilizando o computador e seus recursos gráficos com o editor de texto, cujo tema: O QUE EU NÃO POSSO NUNCA PERDER NA MINHA VIDA....


7. Avaliação/monitoramento da aprendizagem

·         Diagnóstica - na análise do conhecimento prévio dos alunos, da explicação e dos argumentos em relação as historinhas trabalhadas.
·         Da compreensão frente a participação, as repostas dadas e as atividades realizadas.
·         Da construção – diante da ilustração de cada um e das produções escritas.
·         Da explicação - da leitura de casa na aula no dia seguinte;


8. Recursos:

8.1 – Humanos

Professoras, alunos, demais envolvidos

 8.2 - Materiais

Projetor Multimídias, câmera digital, computador, softwers, quadro branco, Pincel, papel, canetas, papel em branco, textos, lápis de cor, borracha, lápis grafite.


9. Atividade extraclasse 

Leitura de casa no texto “ A lebre e a Tartaruga”


10 – Referências:

PENTEADO, Maria Heloísa. Lúcia Já – Vou – Indo -  Ática, São Paulo, 1980.
PRÓ – LETRAMENTO - Fascículo de Alfabetização, 2009.





ANEXOS




Estas imagens são do momento da contação da história tanto com o uso da leitura e depois com o projetor multimídias.












 Ilustrações Feitas pelos Alunos






Textos produzidos pelos alunos

Tema:O que eu não posso perder nunca na minha vida...


Eu não posso perder a escola que eu gosto de estudar. daí tenho que chegar cedo e fazer minhas tarefas.
Gosto de pescar com meu vô, mas tenho que acordar cedo. Não quero ficar igual a Lúcia da história que perdeu a festa.

Kauan, 9 anos


Tema: O que eu não posso perder nunca na minha vida...

Eu quero ter sempre saúde e paz. O mundo precisa de paz e de saúde também. Então eu quero sempre ter isso aí.
Mas eu não quero perder de estudar para ser uma mulher bem inteligente e crescer muito. Quero estudar, daí não quero perder os meus estudos, certo?
É isso que eu não quero perder.

Andressa, 9 anos


Um comentário:

  1. Olá Érica!!!
    É lindo o seu blog. Passei para conhecê-lo. Estou seguindo. Venha me fazer uma visitinha. Fica com Deus. Beijos...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...