Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Teatro Dona Baratinha no Dia da Criança

Olá pessoal!

Não poderia deixar de mostrar o belo trabalho que eu coordenei com a turma do 8º ano de minha escola. Durante o ano de 2012 eu estive junto com essa turma mediando atividades de um projeto chamado PROFIPES, com ações diversas de leitura, interpretação e produção.

Agora para encerrar com alegria e entusiasmo, eu dirigi a peça "DONA BARATINHA"  - que é uma das minhas preferidas, pois eu cresci ouvindo a minha mãe contar essa historinha para mim e para meus irmãos, então, nada melhor do que ter a chance de fazer algo concreto e  de que gostamos.

O ano passado para o Dia da Criança, eu coordenei com os professores a peça da "Chapeuzinho Vermelho, este ano fiz diferente, os alunos maiores - no caso a turma do 8º ano -  presenteou os pequenos com a bela história em forma de teatro da Dona Baratinha ou O Casamento da Dona Baratinha. Foi lindo! um sucesso!!! Os alunos nos surpreenderam  se destacaram como atores, foi tão lindo que já estamos levando a peça para outros lugares.

COMO MONTAR A PEÇA DA DONA BARATINHA COM CRIATIVIDADE!

Eu confeccionei as máscaras dos bichos em EVA e vou postar aqui também. A professora Nilza que é minha grande parceira, fez os macacões para cada bicho - ao todo foram 10. Foram feitos com TNT, pois saiu mais barato para a escola comprar. 

Eu tirei a peça do Blog da Amiga da Educação, porém foi modificada e adaptada, pois o número de bichos eram insuficientes para o número de alunos que queriam participar, daí criei outros bichos dentro da peça. O bom dessa peça é que a gente pode colocar e inventar o tanto que quiser de animais.

A peça durou uns 40 minutos, mas não ouve nem um "piu" das crianças, eles amaram! Eu procurei, nos ensaios demonstrar aos alunos que envolvessem as crianças na hora da apresentação, que dançassem, pulassem e fizessem graça, assim elas riram muito.

Outra dica, eu criei para cada bicho uma música, baixei da internet e montei um cd exclusivo para a peça, por exemplo: entrava o bode, então tocava uma cantiga animada que falava de bode, entrava o sapo, tocava uma canção animada que falava de sapo. Eu tive um grupo que trabalhou somente com as músicas, daí eles dirigiram os momentos da sonorização correta, sendo orientados para tocar a música por um bom tempo, assim o bicho dançava e pulava para as crianças. Outro grupo foi assistente de produção, vestia os bichos, montava e desmontava cenários. As falas dos bichos são curtinhas e eles inventavam outras durante o momento -sempre falo que a criatividade conta muito em um teatro. E os bichos entravam e saiam ao som de músicas. Observem o vestido da Dona Baratinha na hora do casamento- é um vestido de passeio meu! daí levei para ela vestir e ficou bonitinho. Peguei umas flores lá de casa, panelas e adereços da escola e deu tudo certo.

VEJAMOS UMAS FOTOS DO TEATRO














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...