Vejam que lindo o projeto "Vem Vindo
Histórias" - o qual está sendo desenvolvido pela coordenadora da
sala de leitura, professora Érica Pizapio - eu - na minha Escola - http://escolajulietavilelavelozo.blogspot.com.br/ com contação e leitura de histórias nas séries do ensino
fundamental, tendo a grande parceira a professora Nilza a qual tem ajudado na
construção de materiais e apoio para o desenvolvimento do projeto que está
germinando.
O projeto" Vem Vindo Histórias" tem como
principal objetivo, levar as histórias lidas ou contadas até a sala de
aula de diversas maneiras: Seja pelo avental de histórias, seja por slides,
seja por fantoches,mímicas teatrais e além de contar com as sacolinhas literárias onde cada
turma tem uma sacolinha a qual levará para
casa para ler o livro como atividade e no dia seguinte passará a sacolinha para outro colega
que lerá o mesmo livro, assim todos poderão conhecer uma bela
obra selecionada e encantadora...
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Amigos, respeitem os créditos e não esqueçam de comentar - Afinal a gente leva dias, horas e até meses para fazer e postar aqui - de graça - meu preço é o comentário, que me deixa feliz....E a maioria se esquece disso - sejam meus seguidores também - esta é outra grande alegria minha!
Vejam o projeto escrito na íntegra, depois postaremos
atividades concretas...e resultados...
1- IDENTIFICAÇÃO:
1.1 - NOME DA ESCOLA:
E.E.E.F. JULIETA VILELA VELOZO.
1.2 - ENDEREÇO: Rua Bartolomeu Bueno nº
4665 – Bairro: Santa Luzia Município:
Colorado do Ceste.- Telefone: (oxx) 69 3341 2086 - .e– mail: escolajvvelozo@hotmail.com
1.3 - COORDENADORA E AUTORADO PROJETO DO: Érica
Jaqueline Pizapio Teixeira
1.4 - Nº DE
ALUNOS MATRICULADOS EM 2012: 150
1.5 - EQUIPE GESTORA:
1.5.1 - DIRETORA: Ana da
Rocha Vieira Oliveira.
1. 5.2 - VICE
– DIRETORA: Ana Leite de Sousa Santos
1.5.3 - ORIENTADORA
PEDAGÓGICA: Catarina
Sena Santos
1.5.4 - COORDENADORA PEDAGÓGICA: Andréia
de Souza Barbosa Lima
1.6 - PÚBLICO
ALVO: Todos os alunos matriculados.
2– TEMA: Leitura com ludicidade
2.1 - Delimitação do Tema:
A magia da leitura lúdica realizada pela coordenadora
da sala de leitura, apresentando diversos gêneros literários infantis e juvenis,
acontecendo quinzenal com todas as turmas da escola, aonde o encanto dos contos
de fadas, dos causos, das fábulas,
lendas, causos e mitos, irão de encontro com o aluno na sala de aula,
demonstrando encantamento e ao mesmo
tempo, desenvolvendo o gosto e o prazer dos educandos pela leitura.
2 – Introdução
3
– Problema
A leitura a partir de vários gêneros literários e
de forma lúdica pode encantar, conquistar e ao mesmo tempo desenvolver o gosto dos alunos
para esse mundo mágico?
4 – Hipótese
É possível desenvolver o gosto e o prazer pela
leitura quando o aluno é oportunizado a ouvir e se encantar com a magia dos
contos de fadas, com os causos, com as histórias diversas existentes no
contexto da literatura infantil e juvenil.
5 – Objetivos
5.1 – Objetivo geral
Disseminar a magia das histórias da literatura
infantil, juvenil e seus derivados com ludicidade, envolvendo e desenvolvendo o gosto, o prazer e o
encantamento dos alunos pelo mundo mágico da leitura.
5.2 – Objetivos específicos
- Identificar a importância da
leitura com histórias infantis,
juvenis, dos contos, dos causos, das fabulas, mitos, lendas, cordéis;
- Experimentar a leitura
encantada e lúdica, saboreando pelo prazer de ouvir as histórias lidas e
contadas;
- Envolver-se no mundo mágico
da leitura, através de recursos atrativos, lúdicos e cativantes;
- Compreender o mundo mágico e
imaginário da leitura como algo a
ser descoberto, algo a alicerçar o conhecimento do mundo que nos cerca;
- Utilizar a leitura lúdica e a
contação de histórias como algo favorável para o desenvolvimento da
leitura com gosto e espontaneidade;
- Avaliar as diversas histórias lidas e contadas com
ludicidade e encantamento, como
algo necessário a alicerçar e a desenvolver o gosto e o prazer dos alunos
pelo mundo mágico da leitura;
6 –
Justificativa
Nem dá pra
balançar, fingir hesitar... Rota direta, o Sítio do Picapau Amarelo ! Neste
perfeito território da infância , mil refúgios secretos para quem é criança,
para quem quer voltar a ser...Para ouvir , ler ou inventar histórias, não há
lugar melhor do que lagartear ao sol, debaixo da jabuticabeira...!!! (Fanny Abramovich)
A magia e o encantamento que uma
história lida ou contada pode causar em qualquer pessoa quando ouve, é algo que
aos poucos temos que ir acordando e passando esse mesmo gosto dos tempos em que
ouvíamos as historias e os causos contados ou lidos pelos nossos pais, avós ou
professores.
Hoje com tantas tecnologias, com
o surgimento de tantos brinquedos eletrônicos, com tantos compromissos e
encargos das escolas e também das famílias, vemos que as histórias mágicas
vindas da literatura infantil, juvenil e da cultura popular, estão sendo esquecidas pelas famílias ou
pouco trabalhadas nas escolas.
Deparamos na realidade escolar,
ao se trabalhar com a leitura, onde os textos, na maioria das vezes, têm apenas as funções da interpretação ou para a produção de algo escrito ou reescrito,
perdendo o lado mágico do faz de conta, do lúdico, da imaginação, do prazer e
do encantamento do aluno em escutar e saborear com as asas da imaginação.
Desejamos que os nossos alunos
sejam leitores, porém, nós enquanto
responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, envolvemos nossos alunos
com a escuta de bons textos, de bons
livros ou com a magia da contação de histórias e causos do interesse deles?
Sobre isso podemos citar uma
frase do professor Edmir Perrotti, da Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo, do curso de Políticas Públicas de Comunicação de
Leitura, onde ele diz o seguinte:
”Contar
histórias é uma arte, é fantástico e tem de ser cultivado desde muito cedo. O
país preocupa-se em alfabetizar a população e, no entanto, não tem feito o
mesmo esforço para que os cidadãos brasileiros sejam leitores.” (Revista Pátio,
julho/setembro/2010)
Ao refletir as palavras do
professor Edmir Perrotti, vemos a grandiosidade das histórias lidas ou
contadas, pois se pretendemos desenvolver bons leitores, devemos envolvê-los
por primeiro nesse mundo maravilhoso e encantador, ou seja, lendo para os
alunos e junto com os alunos. Também contando histórias com ludicidade, com
criatividade e imaginação.
Tudo isso contribui para o
desenvolvimento de possíveis leitores, além, é claro, do contato com a fantasia
e a magia das maravilhas encontradas no mundo da leitura, no viés da
imaginação, onde o aluno descobre o prazer em ouvir uma boa história lida ou
contada e ali descobre sozinho a saborear o mundo imaginário.
A leitura não deve ser trabalhada
apenas com intuito de cobranças e produções, mas em primeiro lugar, devem-se
buscar mecanismos pedagógicos para o desenvolvimento livre e autônomo da mesma.
Quando almejamos alunos leitores, produtores e escritores devemos encantá-los e
seduzi-los com leituras próprias, encantadoras e marcantes. Quando realizamos o
ato da leitura, devemos demonstrar encanto ao ler ou ao contar, internalizar os
personagens e o narrador, vivenciar com alegria a ato da leitura. Tais atitudes
podem marcar a vida de maneira saudável para sempre do ouvinte e este tornar-se
um leitor participante e ativo das descobertas existentes no mundo da leitura.
Vejamos o que diz Chalita quando
se refere aos contos de fadas, à imaginação da infância:
Falar dos
ensinamentos transmitidos por Cinderela significa fazer uma reverencia aos
contos de fadas, historias que nos tocaram profundamente e conquistaram os
nossos corações de forma arrebatadora. Geralmente essa sedução coletiva e
deliciosa ocorre muito cedo, quando ainda vivemos no período mais ensolarado e significativo
das nossas vidas: A infância. (CHALITA,2005,P.103)
Partindo da intenção de realizar leituras dos livros de literatura
infantil e juvenil e a contação de histórias , é que a coordenadora da sala de
leitura da Escola Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo,
pretende desenvolver o projeto “Vem vindo histórias”, sendo este com o intuito
de levar a leitura e as histórias de encontro com todos os alunos matriculados.
Vemos que nossos educandos lêem pouco ou muitas vezes emprestam livros somente
porque será cobrado algo em relação a leitura. Na verdade, nossos alunos
precisam desenvolver o gosto prazeroso e amoroso pela leitura, mas para isso
precisa ser seduzido e conquistado.
Assim, este projeto vai de
encontro com o aluno na sala de aula e
fazer dali um lugar mágico, encantado e inesquecível. Utilizando recursos
lúdicos para conquistar um publico de futuros leitores. Pretende-se que o aluno
escute, saboreie e viaje na imaginação, sem cobranças e sem limites, apenas
pelo prazer de escutar ou contemplar uma bela história lida ou contada.
7 – Procedimentos metodológicos:
Para realizar as leituras e a
contação de histórias de maneira mágica
e lúdica, a coordenadora da sala de leitura irá de encontro com os alunos na
sala de aula, preparando cronograma e planejando com antecedência o
acontecimento dessas atividades. Contará também com o apoio dos professores
abrindo espaços nas aulas para que este momento mágico venha acontecer além de
suporte pedagógico da escola e recursos materiais.
Assim as histórias mágicas do
“Projeto Vem Vindo Histórias” acontecerão da seguinte maneira:
ü Leituras
de livros infantis e juvenis da sala de leitura, dentre autores como: Monteiro
Lobato, Eva Furnari, Vinicius de Moraes, Tatiana Belink, Cecília Meireles,
Sylvia Orthof, Ziraldo, entre
outros.
ü Leituras
e contação de histórias de Grim, contos de Andersen, contos africanos,
histórias encantadas, histórias de assombração, contos de fadas, fábulas,
literatura de cordel, entre outras;
ü Leitura
na hora do recreio – levar gibis, livros e montar bancas de livros no momento
do recreio deixando os alunos livres para lerem conforme o gosto deles;
ü Leitura
de livros com a sacola literária – onde as turmas de 1º ao 5º ano receberão as
sacolas com um livro apropriado para a faixa etária, este livro deve passar por
cada aluno, sendo entregue e explorado a partir da leitura de todos. Será uma
sacola por série;
ü Leitura
de livros com o carrinho de histórias – será utilizado um carrinho de supermercado
para levar os livros até os alunos, seja no recreio, seja nas salas de aula;
ü A
contação e a leitura de histórias citadas a cima acontecerão também através de
fantoches, dedoches, palitoches e avental de histórias – motivando e
incentivando o prazer pelos livros e pelas histórias, vemos como leitura
lúdica;
8 – Cronograma
Este cronograma vai acontecendo conforme o
agendamento dos professores em relação á vista da coordenadora em sala de aula
para contar as histórias, sendo especificado depois das ações em forma de
relatórios e registros comprobatórios.
9 – Avaliação
Serão avaliadas as capacidades de conhecimentos e
compreensão dos alunos diante das histórias lidas e contadas, diante das
informações identificadas interpretadas e/ou reconhecidas, pelo gosto de ouvir,
sentir e presenciar momentos mágicos das histórias.
10 –
Referências
GESTAR
I TP 4. Leitura e produção de texto.
Brasília: 2005.
REVISTA
NOVA ESCOLA. A viagem da leitura nas
terras do faz-de-conta.São Paulo: Abril, 1998.
_________
. Ensinando tudo com histórias. São
Paulo: Abril, 1995.
_________.
Leitura as melhores estratégias para:
ler por prazer, ler para estudar, ler para se informar. São Paulo: Abril,
2006.
_________.
Leitura, descobrir o prazer de ler é o
primeiro passo para formar leitores ( de qualquer idade). São Paulo: Abril,
2008.
__________.Produção
de Texto - Revista
Nova Escola. São Paulo:Abril, 2009.
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS - TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA
PORTUGUESA. Brasília,
FANTASTICO o seu projeto. Eu dou aulas de portugues como segunda lingua e como lingua de heranca para criancas descendentes de brasileiros, e a contacao de historia eh um meio muito rico de levar novo vocabulario para facilitar a fluencia dos meus pequenos... adorei, parabens :)
ResponderExcluirAdorei seu projeto,é tudo de bom parabéns colega.
ResponderExcluirUm projeto muito incentivador. Adorei.
ResponderExcluirParabéns!!
Excelente!
ResponderExcluirVocê esta de parabéns.
Aplicarei aqui em nossa escola.
Obrigado.
Valneide Silva -Professora (E.E.F.Santa Terezinha.
Santana do Acaraú-CE)
muito bom! Excelente ideia!!!
ResponderExcluir